O que é Branding?

. Criar uma marca forte e consolidada no mercado é um dos principais planos da maioria dos empresários, e é daí que surge o cuidado e preocupação com o branding nas corporações.
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O que é branding?

Com o crescente surgimento de empresas dos mais diversos segmentos, a preocupação com o posicionamento de marca tem se tornado ainda mais importante. Criar uma marca forte e consolidada no mercado é um dos principais planos da maioria dos empresários, e é daí que surge o cuidado e preocupação com o branding nas corporações.

Já parou para pensar sobre o que grandes marcas consolidadas há muito tempo no mercado têm em comum? O que te vem à mente quando você pensa numa Coca-cola, Apple, Mc Donalds, Louis Vuitton, Amazon, entre outras empresas?

Sim, todas essas marcas se preocupam com o branding. A expressão branding é originada da palavra brand, que significa marca em inglês. O branding consiste basicamente em uma estratégia de gestão de marca que envolve uma série de fatores como valores, propósito e cultura da marca, que visa criar impressões positivas nos clientes para que eles enxerguem a marca de forma única e valorizem os diferenciais que a empresa proporciona.

 

Conceito de marca

Como o branding é diretamente relacionado à existência prévia de uma marca, também é necessário esclarecer do que se trata uma marca.

Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): “marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa”. De maneira mais simples, marca é a representação de um produto, serviço ou empresa aos olhos das pessoas.

 

Valores da marca

Um dos principais pontos para um bom branding de uma marca é a definição de valores. Os valores são atributos que vão nortear tudo que a empresa faz. Sendo assim, os valores devem ser características fortes e inegociáveis para criar uma marca, e consequentemente um posicionamento de marca consistente.

Para entender melhor, vamos a um exemplo. Um dos valores da Bázico é: “entregamos a melhor experiência para os nossos clientes porque eles são os nossos melhores amigos”.  A partir do momento que esse valor foi definido, a Bázico tem obrigação de cumpri-lo e honrá-lo em todos os pontos de atuação da empresa. Caso a Bázico tome atitudes que vão de encontro a esse valor, a gestão de branding estará sendo feita de uma forma ruim, pois esse tipo de princípio é o que move a empresa.

 

Experiência do cliente

Uma outra forma de melhorar a impressão das pessoas em relação a sua marca é investindo em experiência do cliente. 

De maneira sucinta, uma experiência diferenciada para o cliente muitas vezes pode ter mais valor do que o próprio produto, tendo em vista que hoje em dia temos uma infinidade de empresas que vendem produtos similares e buscam destaque no mercado através de outras estratégias. Nós já fizemos um post especificamente sobre o assunto que você pode acessar aqui.

Resumidamente, a experiência do cliente é a percepção do consumidor sobre uma marca, produto ou serviço ao obter contato. A experiência abrange todos os pontos de contato do consumidor com a empresa, desde a pré ao pós venda.

Então, o cliente ter uma experiência única e positiva em contato com o site, redes sociais da empresa, um SAC de fácil acesso, bom retorno da empresa nas trocas, entre diversos outros fatores, pode fidelizar ou não o cliente a uma marca. Para você saber um pouco mais sobre Experiência do Cliente é só clicar aqui.

 

A tríade de construção de marca

Para obter sucesso na construção de uma marca é importante seguir a seguinte tríade: alcance, frequência e consistência, sendo elas interdependentes.

  • Alcance: a marca precisa se tornar visível e presente na vida das pessoas e atingi-las de maneira massiva.
  • Frequência: para fixar a imagem da marca na mente do consumidor, a frequência é indispensável, tendo em vista que os consumidores veem milhares de anúncios diariamente, e para que eles lembrem da sua marca, você tem que se fazer presente de maneira recorrente.
  • Consistência: manter uma mensagem forte e consistência que transmita os valores da marca também é de extrema importância, para que de fato o consumidor já te reconheça através daquela mensagem ou pelo diferencial que você anuncia. Por exemplo, se um dos valores da sua marca é preço baixo, não faz sentido você divulgar produtos de luxo e produtos de baixo custo ao mesmo tempo.
 

Uma boa estratégia de branding não só pode fazer sua empresa ter muito mais sucesso no mercado, como é necessária para a sobrevivência e desenvolvimento da marca nos dias atuais. Com certeza as marcas que você mais ama investem nisso e a tendência é cada vez mais as corporações se preocuparem com esse ponto.

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