Hack de Produtividade: Conheça a técnica Pomodoro

A técnica pomodoro é uma forma de controle do próprio tempo para, com equilíbrio, aumentar a produtividade sem perder foco. Acesse e saiba mais.
produtividade com a técnica pomodoro

Quando o assunto é produtividade, existem dois inimigos mortais: a procrastinação e a falta de organização. Para resolver isso, uma série de técnicas podem ser utilizadas como, por exemplo, a técnica pomodoro.


Se você deseja aumentar a produtividade em sua vida e dia a dia de trabalho, a primeira coisa a fazer é não procrastinar a leitura deste conteúdo e ficar conosco até o final 😬.

Segundo pesquisas de associações de saúde mental, até 90% da população costuma procrastinar, ou seja, deixam as coisas que deveriam ser feitas agora para depois. O desempenho nas atividades, para quem costuma procrastinar, tende a cair significativamente, gerando pessoas frustradas.


Uma das causas desse comportamento é justamente a falta de organização, sobretudo do próprio tempo. Não ter horário definido para as tarefas e demorar demais em outras, leva a deixar atividades que precisariam ser feitas para depois.


O resultado? Aquela velha frase que todos nós conhecemos: “nossa, parece que não tenho tempo para nada” ou, ainda: “meu dia precisava ter 48 horas para que eu conseguisse dar conta de tudo”.


Mas tudo isso é uma enganação. O que você precisa não é de um dia maior, mas de organizar seu cotidiano. Neste artigo, você vai entender como fazer essa organização através da técnica pomodoro.


Bora lá?

Por que a produtividade é importante?

Você precisa ter uma vida melhor e, para isso, melhorar a produtividade é fundamental, já que esta está diretamente relacionada à qualidade de vida.


Quando alguém não consegue ser produtivo e coleciona procrastinação, acaba tendo que comprometer parte do tempo de lazer para dar conta daquelas tarefas que deveria ter feito antes. Com isso, o tempo com a família é prejudicado e até a vida social é impactada.


O “trabalhe enquanto eles dormem”, em muitos casos, nada mais é do que o sintoma de pessoas que não têm organização para limitar um tempo específico para o trabalho.



Uma vida organizada e produtiva é sinônimo de um tempo melhor aproveitado e a possibilidade de dedicar dias e horas para momentos com a família e os amigos, sempre com muito equilíbrio.


Portanto, deixe de ser prejudicado por sua própria improdutividade e bora organizar essa vida!

Como economizar tempo e aumentar a produtividade

Para economizar tempo e aumentar a produtividade é preciso aprender a gerenciar a si mesmo. Isso significa conseguir definir o próprio ritmo e organizar a própria vida, hierarquizando as ações do cotidiano, definindo prioridades e cuidado para que aquilo que foi planejado seja cumprido.


Uma forma de fazer isso, por exemplo, é utilizar post-its com as tarefas do dia ou, então, utilizar um checklist online. O próprio Google tem uma ferramenta de tarefas onde é possível organizá-las e dar um check cada vez que certa tarefa for concluída.


Há, ainda, certas técnicas mais avançadas, que podem ser experimentadas até mesmo com a ajuda de aplicativos. A mais conhecida neste sentido é a técnica pomodoro.

O que é técnica Pomodoro?

A técnica pomodoro é uma forma de controle do próprio tempo para, com equilíbrio, fazer a gestão das atividades sem perder foco, mas garantindo tempo para descansar de tempo em tempo. Essa técnica foi criada no final dos anos 80 e hoje faz um enorme sucesso entre estudantes, profissionais e empreendedores.


Essa benção de técnica foi criada por um homem chamado Francesco Cirillo, que queria uma maneira de melhorar sua própria produtividade nos estudos da faculdade. Para isso, usou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.


Esse timer corria por 25 minutos, que era o tempo que ele dedicava para os estudos, totalmente focado e evitando que ninguém o aperreasse. Depois dos minutos de foco, descansava um pouco e voltava novamente às tarefas.

Vantagens da técnica Pomodoro

Ao utilizar a técnica Pomodoro para organizar seu dia a dia de trabalho, alguns sinais positivos serão percebidos por você como, por exemplo:


  • menos ansiedade;

  • mais foco;

  • concentração fortalecida;

  • menos desperdício de tempo;

  • maior produtividade;

  • possibilidade de dedicar mais tempo para outras atividades.


Além de tudo isso, ao aplicar a técnica, será possível identificar aquilo que mais te distrai no trabalho, possibilitando buscar soluções.

Como funciona a técnica Pomodoro?

Ok, você já entendeu o que é e como funciona a técnica Pomodoro. Mas, afinal, como aplicar na sua vida? Fique tranquilo que vamos explicar.


O primeiro passo é adquirir o hábito de organizar sua semana e seus dias. Sem essa organização você acabará tentando fazer tudo ao mesmo tempo e não conseguirá fazer nada direito, igualzinho o Bob:


querer fazer tudo ao mesmo tempo


No domingo à noite, ou na segunda de manhã, dedique um tempo para definir toda a programação da semana. A cada dia da semana, também, revise o planejamento do dia e faça as adaptações necessárias. Depois, é só encontrar uma forma de contar o tempo para regular seus períodos de trabalho focado e de descanso.


Com esse contador, comece seu dia: trabalhe por 25 minutos e faça uma pequena pausa de cinco ou dez minutos. Em seguida, volte novamente ao trabalho, repetindo o ciclo até que suas tarefas sejam concluídas.


Um ponto de muita atenção: o tempo dedicado ao trabalho deve ser focado, sem qualquer tipo de distração. Por isso, desligue o celular, evite conversar com as pessoas e não deixe as tarefas a não ser por uma razão muito séria.

Formas de utilizar — na prática — a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro pode ser executada com a ajuda de sites e aplicativos. O próprio Windows tem um serviço de timer que serve também para esse fim. No entanto, listamos algumas outras opções para te ajudar a experimentar a técnica:


  • Pomodoro Time;

  • Tomato Time;

  • Pomodoro Keeper;

  • Focus Keeper;

  • Entre outros.

Como economizar ainda mais tempo

Se você aplicar tudo que aprendeu neste post, sua vida será outra! No entanto, pode ainda passar um pensamento por aí: “Legal tudo isso, mas eu quero economizar ainda mais tempo”.

O hack que vamos compartilhar agora deveria ser um segredo nacional de tão importante. Existe uma forma de economizar tempo que sequer passa na cabeça da maioria das pessoas.


Está preparado? Então vamos lá: considere sua rotina pela manhã. Você acorda, escova os dentes (esperamos que sim… oremos 🙏), toma um café, depois um banho e gasta um tempo danado com uma atividade que passa totalmente despercebida.


Que atividade é essa? Ora, a escolha da sua camiseta!


É verdade ou não é que de manhã é uma saga para eleger a peita do dia?


E se te contarmos que tem um jeito de economizar tempo até mesmo com isso? Pois é: a BÁZICO existe justamente para que você não precise mais gastar tempo na escolha da sua camiseta pela manhã.


Com modelos f0*d4s**cos, é só colocar a mão dentro do guarda-roupa, pegar a primeira camiseta BÁZICO que alcançar, vestir e já era! Você estará pronto para seu dia.


Que tal conhecer um pouco mais sobre a BÁZICO? Acesse o Instagram da marca e saiba mais.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *