Conheça a tendência entre os CEOs: Uniforme pessoal e suas vantagens

Conhece o uniforme pessoal? Ainda não? Então acesse e descubra como essa forma de vestir pode gerar muito mais economia de tempo para você.
uniforme pessoal

O que Mark Zuckerberg, Steve Jobs e Barack Obama têm em comum? Parece um começo de piada, mas não é. Neste texto vamos falar de um recurso que esses três emblemáticos personagens utilizaram em suas vidas e carreira: o uniforme pessoal.


Esse recurso é indispensável para quem busca o máximo de aproveitamento do próprio tempo, e não deseja desperdiçar esforço com aquilo que não precisa de tanta atenção assim no dia a dia.


Ao mesmo tempo, o uniforme pessoal também é uma boa ideia para quem gosta de se vestir bem, mas não abre mão da produtividade.


Se identificou? Então leia este conteúdo até o final.

O que é uniforme pessoal?

O uniforme pessoal consiste em adotar um estilo de vestir que leva à economia de tempo na hora de escolher as roupas pela manhã. CEOs de sucesso optam pelo uniforme pessoal justamente porque não querem perder tempo com o que não precisa de tanta atenção.


E quando falamos de uniforme, um monte de coisa pode vir à sua cabeça, como uniformes de policiais, de atendentes, da escola, etc., mas, não. Não estamos falando de nada disso.


O uniforme pessoal é uma roupa normal, bázica (sim, com Z. Você vai entender o porquê) e que contribui para seu marketing pessoal. Citaremos alguns exemplos a seguir:

O uniforme pessoal de Steve Jobs

Ao observar a imagem acima, pode parecer que os três momentos foram capturados em um mesmo contexto. Mas, não. As fotos são registros de palestras com diferenças de meses e até anos entre elas.


O que elas têm em comum? Ora, a roupa do Steve Jobs. Como um grande CEO que buscava o máximo de produtividade, Steve adotou o uniforme pessoal como estilo, economizando tempo com a escolha de paletós ou roupas mais complexas.


Além do resultado da economia de tempo, Jobs conseguiu ainda uma segunda coisa: a de imprimir uma marca registrada. Todos passaram a reconhecê-lo através do seu estilo de roupa.

O uniforme pessoal de Mark Zuckerberg

As imagens acima também foram capturadas em momentos bem diferentes. Ao observarmos as roupas de Mark Zuckerberg, ainda que contenham diferenças pontuais, percebemos que tratam de vestimentas semelhantes.


Essa percepção está certa, justamente porque o fundador do Facebook também optou pela adoção do uniforme pessoal, assumidamente por inspiração de Steve Jobs. Inicialmente, Zuckerberg o fez para que pudesse dedicar mais energia cerebral para tomada de decisões da empresa, não desperdiçando parte dessa energia com a escolha de uma camiseta, por exemplo.


Cientificamente, o pensamento de Mark é justificável, já que os cientistas concordam que nossa energia cerebral vai diminuindo durante o dia na medida em que somos obrigados a tomar decisões, por menores que sejam.

O uniforme pessoal de Obama

Outro que adotou o uniforme pessoal foi Barack Obama. O ex-presidente americano decidiu, a partir de 2012, utilizar apenas ternos pretos ou azuis. Com isso, segundo ele, poderia dedicar um esforço maior para pensar nas soluções para seu país.


Para o cérebro, não existe muita diferença entre o esforço empregado para decidir o que vestir ou escolher por um fornecedor, por exemplo. O esforço mental é o mesmo e, consequentemente, o cansaço também.

Por que usar uniforme pessoal? 

Você deve considerar adotar o uniforme pessoal se busca ter uma vida de maior produtividade. Isso porque quando a escolha de roupas faz parte das obrigações diárias em sua vida, há um duplo desperdício.


O primeiro desperdício é o de tempo, ou seja, aqueles minutos utilizados para escolher uma camiseta poderiam ser melhor empregados em outra tarefa, como um café da manhã mais completo, alguns minutos de conversa com a família, ou simplesmente abrir e ler alguns e-mails.


O segundo desperdício, no entanto, é ainda pior, pois se trata do desperdício de esforço mental. Como já dissemos acima, a energia cerebral empregada para escolher uma roupa é a mesma para tomar qualquer outra decisão, mesmo as maiores e mais complexas. Isso significa que, sem um uniforme pessoal, sua capacidade de decidir pode ser comprometida durante o dia.

Características de um bom uniforme pessoal

O uniforme pessoal representa não apenas economia de tempo e energia mental. Esse tipo de vestimenta também pode gerar economia a longo prazo. Isso porque, depois de investir naquele conjunto inicial de peças, poucas compras precisarão ser feitas no futuro, exceto quando as roupas já estiverem envelhecidas ou manchadas.


Mas, antes de qualquer coisa, é fundamental entender como escolher seu uniforme pessoal, afinal, não adianta comprar dezenas de peças que não fazem seu estilo e irão gerar frustração ao serem utilizadas no dia a dia.


Confira, a seguir, as características que um bom uniforme pessoal deve ter:

Identidade e padronização

A imagem que você projeta para as pessoas é fundamental para a manutenção da sua marca pessoal. Por essa razão, a primeira pergunta que deve ser feita antes da escolha do seu uniforme pessoal é qual imagem você pretende gerar para as pessoas?


Pense mais uma vez no Steve Jobs. Ao olhar para aquela forma de vestir-se, quais valores eram transmitidos? Seriedade, profissionalismo e objetividade são alguns dos exemplos desses possíveis valores.


Portanto, sua roupa deve conseguir transmitir justamente aqueles valores mais fundamentais para seu exercício profissional. Ao mesmo tempo, as peças devem ser padronizadas (o que não significa serem idênticas, viu?).

Bázica e não básica

Para homens, o estilo que mais funciona para a adoção de um uniforme pessoal são as camisetas bázicas. E sim, é com Z mesmo. Mas qual a diferença entre camisetas básicas e as bázicas? Vamos explicar:


Camisetas básicas são aquelas que compramos em qualquer lugar, que desbotam fácil, rasgam e amassam por qualquer coisa. Não é desse tipo de camiseta que estamos falando aqui.


As camisetas bázicas, em contrapartida, entregam uma qualidade muito maior, capazes de durar por anos, sem desbotar, esticar ou encolher. A principal diferença está nos produtos usados na fabricação, como algodão egípcio.

Capacidade múltipla de combinação

Por fim, um uniforme pessoal deve contar com uma múltipla capacidade de combinação, ou seja, deve combinar facilmente com qualquer peça de roupa. Um exemplo de vestimenta que não poderia integrar um uniforme pessoal são camisetas com listras e muito coloridas. Isso porque combiná-las com outras peças de roupa dá um trabalhão.


Mais uma vez, camisetas bázicas são as mais indicadas nesse sentido, justamente porque são de cores de fácil combinação com outras peças. Quer encontrar camisetas bázicas com identidade e capacidade múltipla de combinação? Conheça os modelos disponíveis e seja Bázico você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *