O que é Experiência do Cliente

experiência do cliente

O que é experiência do cliente?

Provavelmente você já ouviu falar sobre Customer Experience ou Experiência do Cliente. Mas mesmo que não faça ideia do que se trata, tenho certeza que é algo que você leva em conta quando vai consumir qualquer tipo de produto ou serviço.

O que significa Customer experience?

Sem mais delongas, Experiência do Cliente consiste na percepção do cliente sobre determinada empresa, considerando todos os meios de comunicação e interação com a marca; desde a pré ao pós venda.

Por que Customer Experience é tão importante?

Especialmente nos dias de hoje, vivemos num mundo em que a oferta de produtos e serviços é imensurável. Com o avanço da tecnologia, se torna cada vez mais difícil inovar em serviços e produtos, o que, consequentemente, significa que muitas empresas vendem as mesmas coisas, ou itens muito similares.

Isso significa que para que as empresas se diferenciem diante da altíssima concorrência do mercado, elas precisam inovar em experiência.

Como funciona na prática

De forma mais prática, a experiência é tudo. É você, antes mesmo de entrar em uma loja, por exemplo, admirar aquele ambiente. Depois que você entra, você nota uma decoração bacana, uma música, legal, um cheiro agradável. Quando você resolve entrar na loja, é atendido por um vendedor super simpático que sabe exatamente como lidar com você e conduzir a venda. Por fim, quando você precisa trocar uma peça ou tem algum tipo de problema, você tem o mesmo atendimento excepcional e se sente extremamente acolhido.

Se sentiu conquistado? Esse é só um exemplo de como o Customer Experience pode ser crucial na hora de fidelizar um cliente a uma marca ou empreendimento. Isso ocorre nos mais diversos tipos de empresas, seja e-commerce, lojas físicas, empresas concessionárias de serviços, entre outras; a experiência sempre vai ser um diferencial importante.

A importância da tecnologia

Uma das melhores formas de inovar em Experiência do Cliente nos dias atuais é através da tecnologia. Segundo um relatório divulgado pela CNN, 71% dos brasileiros preferem compras online. Isso ressalta o quanto é fundamental focar em uma boa experiência no meio digital.

Uma forma de fazer isso é possuindo uma interface de fácil acesso e com conteúdos interessantes em todos os canais da empresa, dessa forma o cliente se sente mais seguro de realizar a compra.

Outra forma de inovar a experiência através da tecnologia é através do CRM, que em português significa “Gestão de relacionamento com o Cliente”. Através do CRM, as empresas armazenam os mais diversos tipos de informações sobre clientes e potenciais clientes, o que possibilita que você consiga fazer um atendimento especial e personalizado com cada cliente e torna a experiência de compra muito melhor.

Quando se trata de tecnologia, uma empresa que obteve muito sucesso em Customer Experience foi o Nubank. Não é à toa que o roxinho atualmente é um dos maiores bancos da América Latina. O Nubank solucionou os problemas de diversos brasileiros através de uma experiência de fácil acesso através do aplicativo e dos meios de comunicação de um banco virtual, e, apesar de parecer simples, foi o bastante para que cada vez mais pessoas aderissem à ideia pela praticidade que a empresa proporciona.

Como inovar em experiência?

Para proporcionar uma experiência diferenciada aos seus clientes, uma dica certeira é utilizar conceitos intangíveis ou subjetivos que se associem a sua empresa ou marca.

Parece complicado, mas você vai entender. Um exemplo clássico de empresa que faz isso é a Disney. A Disney não vende ingressos para parques, filmes, ou produtos: a Disney vende sonhos e magia. Quem já teve contato com as produções e ambientes criados pela Disney sabe que é verdade, e essa experiência não tem preço para o cliente.

Experiência Bázica

Aqui na Bázico, a gente também lida com isso. Que o nosso produto é de altíssima qualidade e tem o caimento perfeito, todos os nossos clientes já sabem. Mas vestir uma Bázica vai muito além disso, a Bázico te proporciona uma dose diária de confiança, e ao usar as nossas camisas você está pronto pra tudo.

Então, se você ainda não tem a sua Bázica, compre nesse link e me conta como ficou a sua confiança depois.

Outra dica valiosa para melhorar a experiência dos seus clientes, é através da criação de uma cultura que prioriza isso dentro da empresa. Todos os colaboradores devem trabalhar em prol de proporcionar a experiência mais incrível possível, então o treinamento da equipe é fundamental para conseguir atingir esse objetivo.

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