Clubes de assinatura: vale a pena investir?

As vantagens de se tornar assinante de um clube podem ser inúmeras, e tudo depende do que a empresa está disposta a oferecer. Um dos valores que o cliente mais busca quando assina um clube é a exclusividade. As empresas costumam dar benefícios exclusivos para os seus assinantes, e isso faz com que eles se sintam especiais. É justamente aí que as corporações conseguem agregar o valor incalculável citado anteriormente para a experiência da compra.
clube de assinatura vale a pena?

Um novo modelo de negócio que vem ganhando os corações de empresários e consumidores é o clube de assinatura.

O que diferencia os clubes de assinatura das compras comuns é a frequência de compra: quando os clientes assinam um clube, eles passam a fazer as compras de maneira recorrente e não de forma pontual, o que gera um aumento no ticket mensal das empresas e uma fidelização maior dos clientes aos produtos e experiências ofertados pelas corporações.

Quando se fala de clubes de assinatura, uma das formas mais fáceis de atrair clientes por meio da diminuição do preço dos produtos. Para que o cliente sinta que está fazendo um bom negócio, a queda no preço é muito importante, além de ser completamente viável para as empresas, diante da recorrência dessa forma de compras.

Outra característica muito presente nesse modelo de compras recorrentes é a inovação na experiência do consumidor. Se o cliente resolve assinar um clube para receber os produtos de determinada empresa todos os meses em sua casa, as marcas vão ter que proporcionar algo de diferente para que o consumidor de fato veja valor naquela assinatura e permaneça assinando o clube.

No entanto, o ponto chave quando se trata do sucesso dos clubes é a comodidade. Receber periodicamente produtos de empresas ou marcas que você admira no conforto da sua casa não tem preço, e o valor que as empresas conseguem agregar a esse tipo de serviço para o cliente é imenso.

Aumento na procura e oferta

Uma matéria divulgada pelo Jornal da Globo demonstra que os clubes de assinatura cresceram 19% durante a pandemia, e esse aumento foi tanto em faturamento, quanto na criação de novos clubes. Estima-se que só em 2021, surgiram 1200 novos clubes de compras, e os segmentos mais comuns são: livros, bebidas e alimentos.

Esse crescimento na oferta e na procura dos clubes acompanha a expansão do mercado das vendas online, que só no ano de 2021 cresceu em torno de 27% em relação ao ano anterior, posto que a pandemia criou essa necessidade nos consumidores de comprar mais pela internet para evitar o contato físico.

Ainda assim, considerando a flexibilização das medidas de isolamento impostas na pandemia da COVID-19, a preferência dos clientes pelas compras online parece ser uma tendência que vai continuar no mercado. De acordo com um dado divulgado pela CNN, em média 71% dos brasileiros preferem compras online.

Vantagens de assinar um clube

As vantagens de se tornar assinante de um clube podem ser inúmeras, e tudo depende do que a empresa está disposta a oferecer. Um dos valores que o cliente mais busca quando assina um clube é a exclusividade. As empresas costumam dar benefícios exclusivos para os seus assinantes, e isso faz com que eles se sintam especiais. É justamente aí que as corporações conseguem agregar o valor incalculável citado anteriormente para a experiência da compra.

Essa exclusividade pode vir através de produtos exclusivos para os assinantes, atendimento individualizado, frete grátis, pedidos montados de acordo com as características e preferências de cada cliente e etc.

Diante de todo o cuidado que as empresas e marcas têm para tornar a assinatura dos clubes uma experiência incrível para os clientes, é muito válido analisar qual ou quais delas merecem a sua fidelidade.

Aqui na Bázico nós temos um Clube de Assinatura feito com muito carinho e cuidado especialmente para você.

Se você curte estar sempre bem vestido e com peças de altíssima qualidade, aproveite o nosso Clube que tem: frete grátis, Bazicash em dobro (nossa moeda de giftback), desconto nas compras, prioridade nos nossos lançamentos e muito mais. Saiba mais e assine nesse link.

Tipos de clubes de assinatura

Os clubes de assinatura que possuem mais assinantes são os voltados para alimentação, bebidas e livros. Entretanto, existem clubes dos mais diversos segmentos possíveis: clubes de produtos de beleza, roupas, perfumaria, pet care, fotos impressas, entre outros.

O serviço desses clubes varia muito de acordo com as necessidades dos clientes. Alguns adotam as chamadas “mistery box”, que são caixas de produtos personalizadas de acordo com o perfil de cada assinante, outros preferem deixar os consumidores livres para escolher os itens que mais os agradam.

Os clubes também trabalham bastante com categorização de planos, que podem ser mais caros ou mais baratos a depender da quantidade e/ou valor dos produtos que os clientes estejam buscando.

Outro tipo de classificação é em relação ao período de recebimento e assinatura dos clubes. Alguns clubes exigem uma fidelidade temporária mínima dos clientes para que eles possam ingressar, já outros permitem o cancelamento a qualquer momento. Além disso, podem variar de acordo com a frequência de cobrança; mensal, bimestral, trimestral, semestral etc.

Certamente vale a pena escolher uma marca e um serviço ou produto que te agrade para viver a experiência de ser membro de um clube de assinatura.

 

E você, já pensou em assinar ou já é assinante de algum clube?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *